A flora intestinal ,está diretamente ligada a nossa saúde , precisamente por isso é necessário cuidar do intestino observando alguns cuidados simples.
A seguir vamos descobrir como melhorar a flora intestinal com hábitos saudáveis para aplicar no dia a dia.
Escolha uma dieta rica em fibras
Prefira uma dieta baseada em produtos integrais, naturais e ricos em fibras, como cereais, contendo mais minerais e vitaminas do que os refinados, legumes e vegetais de folhas verdes.
Vegetais como os aspargos são excelentes, considerados necrófagos do intestino, eficazes na estimulação e regulação do trânsito intestinal.
A erva-doce, também possui excelentes propriedades digestivas e antiespasmódicas, o azeite extra virgem e a linhaça, são ideais para lubrificar e nutrir o intestino por dentro.
Produtos ricos em probióticos ajudam na flora intestinal
Para melhorar o equilíbrio do intestino, os produtos que contêm probióticos são muito eficazes, ou seja, os microrganismos introduzidos no corpo através dos alimentos, são capazes de exercer enormes benefícios ao intestino.
Os probióticos ideais para melhorar a atividade da flora intestinal devem estar vivos e bioquimicamente ativos, devem aderir ao epitélio intestinal, além de resistir à ação da bile e do ácido gástrico, e permanecer viáveis no trato digestivo.
Para melhor proteção, é necessário portanto escolher probióticos de boa qualidade, contendo um grande número de células viáveis.
Evite produtos refinados e pré-embalados
Produtos refinados e pré-embalados como: farinha branca, açúcares, margarinas vegetais e óleos, além de biscoitos, salgadinhos, doces e muito outros ,devem ser evitados, pois geralmente contêm gorduras saturadas, açúcares e substâncias que não são boas para a flora intestinal .
Às vezes, a disbiose pode ser causada precisamente pelo uso de certos alimentos que geram intolerâncias, como lactose ou glúten, que levam a distúrbios intestinais.
Para saber se há desequilíbrios no intestino, justamente devido à ingestão de alimentos inadequados, é possível realizar alguns exames específicos,para saber qual tratamento aderir ou quais mudanças de hábitos devem ser realizadas.
Combata o estresse e a hipertensão
A ligação entre o estresse e o bem-estar intestinal é dada pelas interações que conectam o cérebro e o sistema digestivo.
Como se sabe, quando a flora intestinal é perturbada, ela pode influenciar negativamente o estado mental por meio do eixo intestino-cérebro.
Nesse caso, o intestino leva as informações de volta ao cérebro por meio de neurotransmissores.
Se a flora intestinal for restaurada com uma dieta adequada, os efeitos positivos se manifestam na redução da ansiedade e do estresse.
O aumento da ingestão de polifenóis na dieta garante vários benefícios à saúde, incluindo a redução de processos inflamatórios, pressão arterial, níveis de colesterol e hipertensão.
Os polifenóis são encontrados em grande quantidade no chocolate amargo, cacau, vinho tinto, cebola, mirtilo e chá verde.
Tome antibióticos apenas se necessário
O abuso de antibióticos é um problema do mundo moderno, embora muitas das vezes ele é indicado outras ,na maioria das vezes as pessoas, fazem uso por prescrição própria.
Embora sejam indispensáveis para a cura de certas doenças, há um grande consumo de antibióticos e seu uso desproporcional destrói os micróbios em nosso intestino, tanto os maus como os bons.
Infelizmente, após um tempo contínuo de uso de antibióticos, pode-se levar muito tempo para restabelecer um microbioma saudável, ou seja nossa flora intestinal é comprometida, e poderá levar algum tempo para voltar a normalidade.
Por isso, é importante ressaltar que os antibióticos só devem ser usados quando estritamente necessários, e por indicação médica sem abusar deles,desta forma, a flora intestinal mantém seu poderoso equilíbrio.
Faça exercícios regularmente
O exercício físico é sempre importante e também no caso da flora intestinal representa uma ajuda válida para fortalecê-la.
Pesquisas mostram que a atividade física regular estimula melhorias significativas em nosso microbioma intestinal em apenas algumas semanas.
Os testes realizados durante as pesquisas permitiram verificar que a atividade física promove a produção de ácidos graxos que reduzem a inflamação e mantêm o intestino em perfeita saúde.
Isso significa que o exercício físico traz benefícios inegáveis para a flora intestinal.
Leve um estilo de vida equilibrado
Além de seguir uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regulares, também é necessário levar um estilo de vida equilibrado para melhorar as funções intestinais.
Isso significa manter o álcool longe, não fumar, dormir as horas necessárias para descansar e desligar-se de produtos tecnológicos após um dia de trabalho.
Os hábitos negativos podem afetar negativamente o equilíbrio das bactérias em nosso intestino, por isso é fundamental implementar mudanças que tragam maior bem-estar a todo o corpo.
Visite nossa HOME, você encontrará muitas outras dicas, receitas e tópicos interessantes; venha nos visitar também no Facebook , Instagram , Telegram , obrigado.
Deixe um comentário