Diabetes ,o que é ? tipos ,sintomas ,causas ,tratamento ,ela é uma doença crônica que é causada pelo aumento das taxas de açúcar no sangue.
QUEM PODE TER?
• Pessoas com parentes diretos com histórico de diabetes;
• Pessoas obesas;
• Pessoas com níveis elevados de colesterol no sangue;
• Mulheres que tiveram diabetes gestacional;
- Crianças com peso igual ou maior que 4 kg no nascimento;
• Pessoas com problemas no pâncreas;
TIPOS DE DIABETES
Diabetes Tipo 2: (Diabetes não Insulinodependente)
É a mais frequente, o pâncreas produz insulina, mas as células do organismo oferecem resistência à ação dela. O pâncreas se vê obrigado a trabalhar cada vez mais, até que a insulina produzida se torna insuficiente e o organismo tem cada vez mais dificuldade em absorver o açúcar dos alimentos.
Este tipo de diabetes aparece normalmente na idade adulta e o seu tratamento, na maioria dos casos, consiste na adoção de uma dieta alimentar, como forma de normalizar os níveis de açúcar no sangue. Recomenda-se também a atividade física regular.
Caso não consiga controlar a diabetes através de dieta e atividade física regular, o doente deve recorrer à medicação específica e, em alguns casos, ao uso da insulina.
Diabetes Tipo 1 (Diabetes Insulinodependente)
O pâncreas produz insulina em quantidade insuficiente ou em qualidade deficiente ou as duas situações. Como resultado, as células do organismo não conseguem absorver, do sangue, o açúcar necessário, ainda que o seu nível se mantenha elevado e seja expelido para a urina.
Aparece com maior frequência nas crianças e nos jovens. Não está diretamente relacionada, como no caso da diabetes tipo 2, com hábitos de vida ou de alimentação errados, mas sim com a falta de insulina. Quem a possui necessita de um acompanhamento terapêutico com insulina para toda a vida.
Diabetes Gestacional
Surge durante a gravidez e desaparece. No entanto, é fundamental que as grávidas diabéticas tomem medidas de precaução para evitar que a diabetes do tipo 2 permaneça no seu organismo.
A diabetes gestacional requer muita atenção, sendo fundamental que, depois de detectada a hiperglicemia, seja corrigida com a adoção de uma dieta apropriada. Quando esta não é suficiente, há que recorrer, com a ajuda do médico, ao uso da insulina, para que a gravidez decorra sem problemas para a mãe e para a criança. Uma em cada 20 grávidas pode sofrer desta forma de diabetes.
SINTOMAS PARA PESSOAS COM DIABETES TIPO 2:
Pessoas com maior probabilidade de ter diabetes devem fazer exames periodicamente.
• Urinar em grande quantidade e muitas vezes, especialmente durante a noite;
• Sede constante e intensa;
• Fome constante e difícil de saciar;
• Fadiga;
• Comichão no corpo, designadamente nos órgãos genitais;
• Visão turva;
EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
• Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama;
• Ter muita sede;
- Emagrecer rapidamente;
• Grande fadiga, associada a dores musculares intensas; • Comer muito sem nada aproveitar;
• Dores de cabeça, náuseas e vômitos.
ENTENDENDO A GLICEMIA O QUE É?
É a taxa de açúcar no sangue. Ela se encontra elevada nos pacientes com diabetes, que perderam a capacidade de mantê-la em níveis normais, precisando para isso de medicações.
Na maioria das vezes a diabetes é silenciosa, se manifestando apenas quando já houver complicações, algumas vezes irreversíveis. Por isso é importante à coleta de rotina da glicemia em pacientes com fatores de risco e todos a partir de 45 anos. Em casos de níveis extremamente elevados podem ocorrer sintomas como muita sede e urina abundante, excesso de fome e perda de peso ou sobrepeso/obesidade, hipertensão, triglicérides elevados, antecedente de diabetes gestacional e mulheres com síndrome dos ovários policísticos.
COMO DETECTAR?
Para o rastreamento, os médicos pedem exames de sangue solicitando: glicemia e hemoglobina glicada. Dependendo do resultado, devem-se pedir novos exames para complementar.
TAXAS SAUDÁVEIS
Taxas saudáveis da glicemia (em jejum de 8 horas): • entre 70 e 100 mg/dl.
A hemoglobina glicada (pode ser colhida mesmo sem jejum). Considerada alterada a partir de 5,7%.
O QUE CAUSA?
Existem diferentes tipos de diabetes. O mais comum (90% dos casos) é o tipo 2, causado pelo excesso de peso, más escolhas alimentares e falta de atividade física.
COMO ELA SE DESENVOLVE?
Ela se desenvolve a partir da resistência à insulina, hormônio que reduz os níveis de glicemia. Essa resistência ocorre devido ao acúmulo de gordura abdominal e no fígado.
Se a pessoa com diabetes não fizer uma reeducação alimentar, atividade física, e mantiver-se acima do peso ideal, a tendência é de piora progressiva do diabetes, com necessidade de doses cada vez maiores dos medicamentos.
Complicações que podem aparecer devido ao diabetes são: infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, cegueira, insuficiência renal e necessidade de diálise, insensibilidade dos pés, dificuldade de cicatrização.
ALIMENTOS LIBERADOS:
- Carnes magras;
- Peito de frango;
- Peixe;
- Grelhados ou assados Carboidratos integrais;
- Legumes e verduras crus ou feitos no vapor (sem óleo
manteiga, azeite, etc.)
- Leite e iogurte desnatados Queijo minas, ricota ou cottage;
ALIMENTOS PROIBIDOS:
- Frituras;
- Gordura das carnes;
- Leite integral;
- Doces ;
- Açúcar;
- Bebidas industrializadas;
QUEM PODE TER?
Pessoas de todas as idades. Atualmente com o aumento da prevalência da obesidaDiabetes: o que é, tipos, sintomas, causas, tratamentode na infância, vem ocorrendo também aumento da incidência de diabetes já nessa faixa etária.
COMO EVITAR?
A melhor forma de evitar é manter o peso ideal, alimentação saudável, atividade física.
Deixe um comentário