A depilação é uma prática higiênica e estética e precisa seguir seus cuidados.
É uma prática que deve ser feita principalmente para você, mas também para quem está próximo.
Assim como você cuida da pele (rosto e corpo) para evitar que ela fique seca e sem brilho, é preciso eliminar os pelos indesejáveis mesmo no inverno, pois a depilação não é prerrogativa exclusiva do verão.
A maioria das mulheres, com tempo para dividir entre os filhos para mandar para a escola, a casa para ser arrumada e o trabalho, está sempre com pressa, tanto que a depilação passa a ficar por último na lista de afazeres.
Quando os pelos começam a crescer e a vontade de usar aquele short curto ou saia é maior que tudo ,percebemos a necessidade de se depilar ,não da mais para esconder aqueles pelos escuros e grossos ,precisamos urgentemente de uma depilação .
E sem desculpas: a depilação não demora muito, basta utilizar as ferramentas na hora certa.
Para emergências sempre há lâminas de barbear, muito apreciadas pelas mulheres, pois podem ficar perfeitas em poucos minutos, apenas na hora do banho; mais por alguns minutos há mais , você terá excelentes resultados usando também depiladoras elétricas.
É bom saber que se a pele for macia e bem hidratada, a depilação será mais fácil e rápida, menos dolorosa e evitará irritações.
Antes da depilação
Não existem truques reais para a depilação, porque todos nós sabemos como fazê-lo, mas talvez nem todos saibam como obter melhores resultados e pernas mais macias e lisas.
Porém, devemos estar atentos aos riscos que alguns métodos de depilação envolvem, principalmente em algumas partes do corpo, como rosto, axilas e virilha; além de respeitar as normas de higiene, é fundamental que a remoção dos pelos indesejáveis seja feita de forma correta, sem encravar, sem rasgar a pele, evitando foliculite.
Essas dicas podem ser a base para obter uma depilação perfeita:
Esfoliante: esfoliar a pele é a melhor defesa contra os pelos encravados.
Qualquer que seja o método de depilação que você escolher, prepare sua pele com um bom esfoliante.
Alguns dias antes da depilação faça uma esfoliação delicada com mel e açúcar, por exemplo, fazendo uma massagem lenta, insistindo nos joelhos.
Antes da depilação, pode ser útil massagear a pele com luva de fibra de celulose e água morna, para remover células mortas e impurezas, liberando os pelos encravados.
O gelo seco é útil, para ser repassado na parte a ser depilada, principalmente se usar cera, evitará o risco de micro trauma.
Nunca faça depilação na pele ferida: evite a depilação se a pele apresentar cortes, esfoladuras, pequenas feridas e, na presença de acne e espinhas inflamadas, corre o risco de infecções graves.
Depilação, nunca de manhã: é muito melhor fazer à noite, com calma e deixando a pele respirar.
Qual método de depilação escolher?
Navalha:
Se você preferir esse método de depilação, procure um que funcione bem com sua pele, principalmente pela pressão que é usada durante o barbear; o da navalha é certamente o método mais rápido e indolor, mas não garante resultados duradouros, devido aos tempos de regeneração muito rápidos.
Uma dica:
Por questões de higiene use sempre uma lâmina de barbear, nunca troque com outras pessoas, você corre o risco de infecções.
Além disso, já há alguns anos existem no mercado lâminas de barbear específicas para depilação feminina, então esqueça as de homem, não são boas para a pele feminina.
Use sempre uma lâmina limpa, enxágue bem e com água quente antes e depois do uso.
Creme depilatório:
É um produto cosmético para a remoção de pelos indesejáveis, muito simples de usar; também está facilmente disponível em supermercados, o importante é escolher produtos com fatores hidratantes e emolientes que ajudem a manter a pele macia.
Se for utilizado este método de depilação, é imprescindível testá-lo antes do uso: vinte e quatro horas antes do uso deve-se experimentar o produto em uma pequena parte da área a ser tratada, para que possa entender se está em risco de reações ao produto.
Este método de depilação é indolor e resulta no reaparecimento dos fios em poucos dias (3 a 7 dias).
Depiladora elétrica:
A operação é semelhante à da navalha normal, ao contrário da qual arranca o cabelo em vez de cortá-lo; a duração da depilação é maior do que a da navalha e do creme depilatório, mas há um maior aparecimento de pelos sob a pele.
Em geral, as depiladoras elétricas não são recomendadas para as partes íntimas, pois os pelos podem ficar encravados e infectar.
Depilação com cera:
É um dos métodos mais utilizados, um pouco doloroso, mas eficaz tanto para a eliminação dos pelos como por um período que pode chegar a um mês. Deve-se ter cuidado na escolha do tipo de cera:
► com a cera quente a depilação é facilitada pelo calor que dilata os poros, mas não pode ser utilizada por quem sofre de varizes e frágeis capilares.
► A cera fria tem menos contraindicações e é muito fácil de usar.
Após a depilação
Não exponha a pele raspada ao sol, especialmente se você usar cera; perfumes e loções alcoólicas devem ser evitados, pois irritam a pele.
Para acalmar a vermelhidão pode-se usar um creme calmante e hidratante para nutrir a pele, ou um bom creme após a depilação que vai desacelerar o crescimento dos pelos à medida que você quiser desde que a pele esteja perfeitamente barbeada e lisa como a seda.
Deixe um comentário