A abdômen dos sonhos não depende apenas da alimentação, conheça os exercícios mais indicados para essa região.
Mudar a alimentação e praticar exercícios aeróbicos é fundamental para reduzir a gordura da região abdominal.
Mas nem sempre apenas emagrecer já te deixará com o corpo que deseja, definir a musculatura é fundamental para que a sua barriga fique retinha como você sempre sonhou!
A eliminação da gordura abdominal não é apenas uma questão estética, pois ela representa maior risco de doenças.
A gordura acumulada no abdômen tem relação com maiores incidências de doenças cardiovasculares. A perda de peso pode ser conseguida através de exercícios aeróbios, anaeróbios ou mistos.
O médico vai definir com o aluno os objetivos, preferências, condição física e clinica, explica Benjamin Apter, médico especialista em medicina esportiva, fisiologia do exercício e coordenador da Rede de Franquias da Academia B-Active.
Ele esclarece que para saber a sua necessidade real de emagrecimento e os exercícios mais compatíveis com a sua capa cidade física, é muito importante consultar um médico especialista.
Para definir o abdômen existem alguns exercícios mais indicados que trabalham corretamente a região desejada. “Os melhores exercícios são aqueles que trabalham o tronco.
A musculatura abdominal tem grandes grupos musculares que devem ser trabalhados. Músculo reto abdominal (porção superior e inferior), músculos oblíquos do lado direito e do lado esquerdo”, enumera o médico especialista.
A quantidade de treino indicada pelos profissionais deve ser respeitada, pois quando trabalhado além do necessário você poderá se machucar e não alcançará os melhores resulta dos.
Podemos então treinar a musculatura abdominal cinco vezes por semana dando ênfase nos músculos oblíquos e reto em dias alternados. Indicamos musculação, ginástica localizada e pilates.
O número de séries para quem quer ficar com abdômen muito definido é até a sensação de fadiga, e isso vai depender do condicionamento físico de cada um” indica o Dr. Benjamin Apter.
5 melhores exercícios para perder a barriga e definir o abdômen
Uma pesquisa realizada nos EUA listou os 5 melhores exercícios abdominais para perder a barriga. Escolha o seu e conquiste o abdômen dos seus sonhos!
Um estudo realizado pelo Laboratório de Biomecânica da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, revelou os 13 exercícios mais eficientes para perder a barriga. Então não fique de braços cruzados, bora malhar o abdômen!
O grupo de pesquisadores reuniu cerca de 30 homens e mulheres na faixa etária de 20 a 45 anos que passaram por vários exercícios e checagem corporal.
Os exercícios para perder a barriga, realizados durante a pesquisa, foram selecionados de maneira aleatória, priorizando os mais comuns dentro das academias.
Os exercícios foram classificados com base na eletromiografia. O exame é feito com um aparelho chamado eletromiógrafo, capaz de gravar e analisar os sinais de ativação dos músculos.
Assim, os movimentos que apontavam mais descarga de sinais eram classificados como eficientes.
Confira cinco exercícios mais eficazes para perder a barriga:
1 – Abdominal obliquo
Não é à toa que esse abdominal é o campeão no quesito fortalecimento.
Exercícios que exigem constante estabilização abdominal, como esse, são os que mais geram trabalho aos músculos abdominais.
Para fazê-lo, deite-se no chão e certifique-se de que toda a sua coluna está bem apoiada.
Coloque as mãos na cabeça traga os joelhos até um ângulo de aproximadamente 45 graus e faça movi mentos como se estivesse em uma bicicleta.
Toque o joelho esquerdo com o cotovelo direito e depois faça o mesmo com o joelho direito e o cotovelo esquerdo. Alterne os movimentos sucessivamente.
2 – Abdominal reverso
Deite-se no colchonete e deixe os joelhos semiflexionados. Contraia o abdômen, ao mesmo tempo em que eleva o quadril levemente do solo. As pernas fazem movimentos como se estivesse empurrando o teto com a sola dos pés.
Retorne lentamente a posição inicial. Os iniciantes podem realizar em dia alternado, até três vezes por semana, em três séries de 15 movimentos.
3 – Prancha no solo
Deitada de barriga para baixo apoie os cotovelos ou as mãos no chão e erga todo o corpo. Fique apoiado apenas nos braços e nas pontas dos pés, mantendo o corpo contraído e a coluna reta. Mantenha a posição por 10 segundos. Faça 5 repetições.
4- Abdominal com a perna estendida
O objetivo dos exercícios abdominais é o fortalecimento dos músculos da parede abdominal. Deitada de costas, mantenha a perna estendida, leve-as em direção ao chão e retorne ao ângulo de 90°.
5- Abdominal com as pernas elevadas
Para manter as pernas para cima é preciso deixar o abdômen bem contraído. E na hora de flexionar o tronco a contração aumenta ainda mais.
Para fazê-lo, deite-se com a coluna lombar bem apoiada no chão. Vale colocar as mãos sob a coluna lombar para dar apoio, principalmente se você tiver desvios posturais nessa região.
Estenda as pernas para cima, cruze os joelhos, mantendo uma suave flexão, e contraia o abdômen levantando o tronco em direção aos joelhos. Lembre-se de manter o queixo longe do peito.
Esse tipo de abdominal impõe uma carga maior ao abdômen porque, com a retirada dos pés do chão, o peso das pernas acaba recaindo sobre a barriga.
Deixe um comentário