COVID-19 as vacinas funcionam? Depois que o Brasil passou a aprovar vacinas e autorizar para uso de emergência, para combate ao Covid-19, os especialistas continuam a avaliar a eficácia das vacinas tanto as que já estão em uso no mercado Brasileiro, como as que já existem nas industrias farmacêuticas do mundo inteiro.
O objetivo é entender qual o grau de eficácia ,no que diz respeito a imunização e proteção das pessoas ,respondendo assim as indagações se as vacinas são realmente eficazes e podem conter o covid-19 .
Trazendo assim tranquilidade e esperança para os brasileiros , de que breve esses dias maus iram passar, e que logo mais estaremos voltando ao nosso estilo de vida quase normal ,aliás teremos bagagem e testemunhos suficientes , tendo a certeza que já não seremos mais os mesmos ,mais que apesar das perdas e sofrimentos conseguimos sair mais fortalecidos , e aptos para as novas dificuldades que nos serão impostas .
O que você precisa saber sobre a vacina covid-19
Diante deste cenário que estamos vivendo fica a duvida, sera que em relação ao COVID-19 as vacinas funcionam?
As vacinas atualmente aprovadas para uso no brasil e no exterior tem eficácia garantida pelos seus fabricantes , na imunização contra a COVID-19.
A vacinação COVID-19 é uma ferramenta importante para ajudar a conter a pandemia.
As vacinas COVID-19 ajudam a proteger as pessoas vacinadas de ficarem doentes , e também podem ajudar a proteger as pessoas ao seu redor.
É recomendado que você receba uma vacina COVID-19 assim que estiver disponível para você.
Estudos clínicos em grande escala descobriram que a vacinação COVID-19 evitou que a maioria das pessoas ,contraíssem o vírus,todas as vacinas COVID-19 disponíveis tem comprovação de eficacia na prevenção do vírus . .
Normalmente, leva cerca de 2 semanas para que o corpo crie proteção após a vacinação. Isso significa que é possível que você ainda possa receber COVID-19 logo após a vacinação. Isso ocorre porque seu corpo não teve tempo suficiente para construir uma proteção total.
Mais ainda não podemos afirmar com toda convicção que as pessoas que tomaram todas as doses de vacina contra COVID-19, não ficarão mais doentes, porque o vírus ainda não é totalmente conhecido, com isso as vacinas podem não ser 100% eficazes contra a doença , uma vez , que a medicina, como todo ainda realiza pesquisas , para conhecer o vírus e suas mutações.
Vacinas COVID-19 funcionam mesmo? e as novas variantes do vírus
O que nós sabemos
Surgiram novas variantes do vírus , os dados atuais sugerem que as vacinas usadas para conter o vírus funcionam ,mais não podemos afirmar ao certo, já que as variantes sofrem novas mutações ,onde o vírus passa a ter novas características e se fortalece,sendo necessário novas pesquisas e estudos ,sobre cada variante que vier a surgir .
Por esse motivo, as vacinas ,são uma ferramenta essencial para proteger as pessoas, inclusive contra novas variantes.
O que não sabemos
As evidências são limitadas sobre como as novas variantes do vírus afetarão as vacinas do COVID-19 já disponíveis no mercado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já tem trabalhado para construir , sistemas de monitoramento que controlem o surgimento dessas variantes ,para que elas não venham a se propagar.
O monitoramento das variantes se faz necessário para ver, se elas têm algum impacto sobre as vacinas já existentes .
Uma nova variante do SARS-CoV-2 tem uma ou mais mutações que a diferenciam das variantes de vírus predominantes que já circulam entre a população em geral. Espera-se que ocorram variantes, pois os vírus esta em constante mudança.
A vigilância pode ajudar a investigar como algumas variantes podem impactar a transmissão ou gravidade da doença ,e a eficácia das vacinas e tratamentos a ser realizados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalha em parcerias com países em todo o mundo para responder as questões referentes a pandemia atual.
Como parte desses esforços, está trabalhando para expandir a capacidade de detectar e responder às novas variantes identificadas do vírus que causa o COVID-19.
De maneira que possamos confiar e aguardar , que chegue a nossa hora de ser imunizados,sabendo que essa é a maneira mais eficaz de combater o vírus que tem assolado o Brasil e as nações , podendo assim voltar ao novo normal sem uso de mascaras e álcool em gel .
Deixe um comentário