Conheça o" Poder dos Chás - Chás que Curam "

Quero Saber Mais

Pressão alta : o que é ? causas,sintomas,tratamentos

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por GUIA DE SAUDE E BELEZA
em março 18, 2021

Compartilhe agora mesmo:

Pressão alta : o que é ? causas,sintomas,tratamentos

  A pressão alta é uma das doenças mais comuns no mundo, afeta cerca de 20% da população brasileira.

Nesse artigo, você irá descobrir o que causa o aumento da pressão arterial, os mitos e verdades, os alimentos que você deve evitar e quais consumir.

E mais saiba como aferir sua pressão arterial e os cuidados que  devem ser tomados .

Cuidado hipertensão

A Pré-hipertensão é a faixa de pressão arterial que se encontra entre 12,1 por 8,1 ou 13,9 por 8,9. É o nível de pressão entre o valor considerado ideal que é 12 por 8, e o limite da normalidade que é 14 por 9. “O tratamento é baseado na mudança no estilo de vida, não sendo indicada nenhuma medicação anti-hipertensiva. Sendo assim, o recomendado é uma dieta rica em vegetais e frutas, com baixo nível de gorduras, além de restrição de sódio, evitar tabagismo e excesso no consumo de álcool; controle de peso e atividade física regular”.

Pressão alta o que é?

A pressão alta é um mal que afeta cerca de 20% da população brasileira, a maioria, com mais de 50 anos.

“Com o passar dos anos, as camadas musculares que contraem e dilatam as pequenas e grandes artérias do organismo se tornam endurecidas: surge a arteriosclerose, que aumenta a probabilidade de doenças cardiovasculares. Cerca de 60% dos ataques cardiovasculares e 80% dos derrames cerebrais, ocorrem em hipertensos”.

O primeiro passo para evitar a hipertensão é tentar levar uma vida mais saudável,é praticar exercícios físicos frequentemente como caminhadas.

Caminhar é uma ótima opção para quem não tem tempo de ir à academia, essa já é uma medida para combater o sedentarismo.

Outro passo importante é tornar os hábitos alimentares mais saudáveis. Caso essa mudança não resolva, é preciso começar um tratamento com remédios indicados pelo especialista.

“O PRIMEIRO PASSO PARA EVITAR A HIPERTENSÃO É TENTAR LEVAR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL”

Quem tem Pressão Alta

Segundo a Cartilha de Hipertensão n° 1, a pressão alta ou hipertensão é uma doença muito comum, que acomete uma em cada cinco pessoas. Entre os idosos, ela chega a atacar uma em cada duas pessoas ,as crianças também podem ter pressão alta.

“AS CRIANÇAS TAMBÉM PODEM TER PRESSÃO ALTA”

Hipertensão infantil e juvenil

É menos comum crianças e adolescentes terem pressão alta, em média, apenas 3% dos jovens desenvolvem a doença. “Quando ela é diagnosticada, a primeira medida a ser tomada é avaliar se há alguma patologia que está elevando a pressão. Diagnosticado alguma patologia que aumente o nível da pressão, o controle desta doença poderá até curar a hipertensão”.

Nos dias de hoje, o sedentarismo e a má alimentação levam à obesidade infantil, cada vez mais frequente.

O que é uma causa importante de hipertensão infanto-juvenil. Sendo assim, isto deve ser tratado com maior interesse não só pelo poder público, mas também pelos pais e escolas.

Nesta fase é difícil controlar a alimentação, já que nas escolas tem cantinas e a maioria das opções é de frituras. O ideal seria ter um nutricionista responsável pelo cardápio  da alimentação, fornecida nas cantinas, sendo ofertado uma dieta com pouco sal , evitando doces, condimentados e guloseimas, dando mais ênfase para as frutas .

Pressão alta : o que é ? causas,sintomas,tratamentos

Aulas sobre a importância da alimentação saudável e atividade física deveriam ser ministradas periodicamente, desde os primeiros anos.

A principal arma contra a má alimentação e sedentarismo é o exemplo dos pais; a criança tende a copiar o que seus pais fazem então, não basta dizer para elas o que deve comer e sim, no seu dia a dia estar mostrando que vocês pai e mãe, praticam exercícios regulares e alimentam-se bem.

E claro que doces e refrigerantes são alvo de desejo de qualquer criança e que não há necessidade de proibir tal prazer.

O melhor a fazer é colocar regras para seu consumo, como só liberar em festas e nos finais de semana, sempre com moderação.

Tipos de Pressão Alta

A hipertensão pode ser classificada em 2 grupos: primária e secundária. “A primária, a causa é desconhecida e cerca de 90% dos pacientes hipertensos pertencem a este grupo, “O outro grupo, é a secundária”. Sua causa é conhecida como doenças renais, feocromocitoma, adenoma de suprarrenal, estenose de artéria renal, coarctação de aorta, uso de alguns medicamentos como anti-inflamatórios, anticoncepcionais, vaso constrictores nasais (remédios para rinite); podem ser responsáveis pelos outros 10% dos casos de hipertensão”.

Como controlar

Existem vários medicamentos não farmacológicos disponíveis para o controle da hipertensão. A melhor  coisa a ser feita para controlar a pressão alta é através da prática de atividades físicas, hidroginástica, natação, hábitos alimentares saudáveis (redução de sal nos alimentos, evitar alimentos ricos em gorduras animais, combater o alcoolismo, tabagismo e reduzir a carga de estresse.

“REDUÇÃO DE SAL NOS ALIMENTOS EVITAR ALIMENTOS RICOS EM GORDURAS ANIMAIS”

Durma bem

Dormir mal, não quer dizer que está ou ficará hipertenso,dormir em média 8 horas por noite é fundamental para o bom desempenho do nosso organismo.

“Se você está sempre acordando com sensação de fadiga, olhos pesados, dor de cabeça, como se não tivesse dormido nada, procure um auxílio médico”.

“DORMIR MAL, NÃO QUER DIZER QUE ESTA OU FICARÁ HIPERTENSO”

 Além disso, dessa sensação pode estar veiculada a algum distúrbio de ansiedade ou apneia do sono, sendo que esta última pode estar relacionada com aumento dos níveis pressóricos e outras doenças cardiovasculares, necessitando de tratamento especifico.

O controle dos distúrbios que levam a uma noite mal dormida, vai controlar sua pressão.

Níveis adequados de pressão

Para a população em geral o ideal seria os níveis de pressão em torno de 120×80 mmhg, porém de acordo com a estratificação de risco de cada paciente de acordo com a diretriz de hipertensão da sociedade Brasileira de Cardiologia, devem ser respeitadas as doenças concomitantes a hipertensão, então estes valo res são individualizados.

Aprenda a aferir sua pressão

Seja no consultório médico, em uma farmácia ou até em casa você pode medir sua pressão. Ela é medi- da com um aparelho chamado estigmomanômetro, que consiste de um estetoscópio, um revestimento para o braço, um mostra dor, uma bomba e uma válvula. A pressão é medida de duas formas:

Sistólica : é a pressão exercida nas artérias durante os batimentos cardíacos.

Diastólica : e a pressão exercida nas artérias nos intervalos entre as batidas.

A pressão sanguínea é medida em milímetros de mercúrio (mm Hg) e escrita sempre com a pressão sistólica antes da diastólica (por exemplo: 120/80 mm Hg ou 120 por 80).

Caso meça em casa, adote os cuidados abaixo:

Escolha um ambiente tranquilo e sem barulhos;

•Prefira medir a pressão de manhã, em jejum, antes de tomar algum remédio;

• Não tome café, bebidas alcoólicas e não fume 30 minutos antes de medir a pressão;

• Esteja com a bexiga vazia;

• Descanse sentado por 5 minutos antes de medir a pressão;

Quando tiver o aparelho nos braços, não cruze as pernas, nem use roupas que lhe apertem o braço:

O aparelho de pressão deve ser colocado por outra pessoa,

• Após a colocação do aparelho no braço do individuo deve se apertar a “bombinha” até que o ponteiro marque aproximadamente 240 mmHg

Depois é só aguardar até que o ponteiro marque a pressão sistólica (quando o individuo sentir os batimentos cardíacos no braço) e a pressão diastólica.

Situações especiais para aferir a Pressão Arterial

Em crianças:

A determinação da pressão arterial em crianças é recomendada como parte integrante de sua avaliação clinica. Critérios a serem observados:

• A largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferência do braço:

• 0 comprimento da bolsa de borracha do manguito deve envolver 80% a 100% da circunferência do braço

Em Idosos:

No idoso, há dois aspectos importantes:

• Maior frequência de hiato auscultato rio, que consiste no desaparecimento dos sons na ausculta durante a deflação do manguito.

Em gestantes:

Recomenda-se que a medida da pressão arterial em gestante seja feita na posição sentada..

Uma pessoa hipertensa pode sim levar uma vida normal. Basta ter o acompanhamento médico com mudanças de hábitos de vida, assim como a abordagem farmacológica para ofertar uma qualidade vida aos pacientes.

O que evitar comer

“O excesso de sal é prejudicial, porém temos que lembrar que o nosso organismo necessita de uma quantidade mínima de sal na sua dieta, o que pode ser em torno de 3 a 6 gramas ao dia”. Além disso, os alimentos em conserva, alguns refrigerantes como a Coca-Cola tem um teor de cloreto de sódio.

Alimentos abaixo como devem ser evitados :

  • Frituras em geral;
  • Queijos em geral;
  • Presunto, mortadela, salame;
  • Alimentos ricos em gordura. Veja atentamente os rótulos dos alimentos;
  • Alimentos embutidos e enlatados, como linguiça defumada, apresuntado;
  • Doces e guloseimas;
  • Verduras e hortaliças pré-cozidas ou em conserva;

• Frutos secos como amendoim e castanha de caju;

• Molhos como Ketchup, maionese, mostarda, shoyo;

• Cubinhos de culinária;

• Carnes como hambúrguer, bacon, carne-seca, salsicha, charque;

. Miúdos, patés, sardinhas, anchova, bacalhau salgado;

• Picles, azeitona, aspargos, palmito:

• Bebidas alcoólicas, sucos artificiais e refrigerantes;

Estes alimentos são ricos em gordura e sódio, que favorecem o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, dificultando a passagem do sangue e contribuindo para o aumento da pressão.

Mitos e verdades sobre a pressão alta

A hipertensão arterial é a doença mais comum no mundo, sendo que cerca de 30% da população mundial é hipertensa (estima-se que metade nem saiba que tenha tal patologia, uma vez que a hipertensão é uma doença que não costuma dar sintomas, principalmente no hipertenso crônico).

Preparamos uma lista de mitos e verdades sobre as dúvidas mais frequentes sobre a pressão.Os principais questionamentos podem ser analisados como:

A hipertensão dá dor na nuca

Mito: geralmente, a elevação da pressão neste momento é secundário à elevação de adrenalina no sangue secundário à dor.

Comer chuchu controla a pressão por ser diurético

Mito: não há nenhum trabalho cientificamente aceitável mostrando tal fato.

Comer muito sal aumenta a pressão

Verdade: a pressão não sobe no dia seguinte a um churrasco muito salgado, por exemplo. A dieta rica em sódio é um fator para o desencadeamento de hipertensão arterial como passar dos anos.

Colocar sal sob a língua aumenta a pressão

Mito: pode até haver um aumento transitório da pressão, mas por ele vação de adrenalina no sangue, ou seja, qualquer coisa que irrite o paladar do paciente pode dar o mesmo efeito.

Como minha pressão controlou, não preciso mais tomar a medicação

Mito: a pressão é uma doença controlável e não tem cura (exceto algumas exceções), sendo necessário usar continuada mente o remédio prescrito pelo médico. Aliás, só o médico pode aumentar, diminuir parar ou acrescentar medicação, motivo pelo qual as consultas periódicas a cada 4 ou 6 meses são fundamentais.

Como vou beber hoje, não vou tomar meu remédio

Mito: o remédio nunca deve ser retirado por conta própria. O que está controlando a pressão não é o remédio que tomei agora e, sim, as doses anteriores. O álcool não abaixa a pressão e seu efeito sobre a dose do remédio deste dia não vai influenciar no controle da pressão.

Musculação ajuda a controlar a hipertensão

Mito: a musculação pode até piorar a hipertensão. O exercício que ajuda no controle é a atividade predominantemente aeróbica, como caminhada e natação.

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

“ALGUNS ALIMENTOS PODEM SER PREJUDICIAIS E ATRAPALHAR O HIPERTENSO”

Pressão alta : o que é ? causas,sintomas,tratamentos

Uma alimentação saudável é importante para todas as pessoas, mas para quem tem problemas de hipertensão, esses cuidados devem ser redobra- dos e monitorados.

Alguns alimentos podem ser prejudiciais e atrapalhar o tratamento do hipertenso por serem ricos em gordura ou sódio, favorecem o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, dificultando a passagem do sangue e consequentemente aumentando a pressão arterial e por isso devem ser evitados diariamente.

Um cardápio para lhe ajudar a ter uma alimentação correta e balanceada. São alimentos ricos em proteínas e com pouco sódio.

SAIBA COMO TER A PRESSÃO ARTERIAL CONTROLADA

Pressão alta : o que é ? causas,sintomas,tratamentos
  • Pratique exercícios físicos

A atividade física é essencial para o controle da pressão arterial. Praticar uma hora de exercício cinco dias por semana já é capaz de reduzir peso e baixar a pres. são arterial sistólica (pressão máxima do ciclo cardíaco e ocorre quando o coração bombeia o sangue para o corpo).

“A ATIVIDADE FİSICA É ESSENCIAL PARA O CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL”

  • Consuma amêndoas e nozes

Por serem boas fontes de magnésio, amêndoas e nozes atuam como vasodilatadores (capacidade de aumentar os vasos sanguíneos), auxiliando no controle da pressão arterial Outras fontes de magnésio são verduras como couve e escarola, legumes como beterraba e mandioca, e cereais como aveia, cevada e arroz integral.

  • Durma bem

Pessoas que têm dificuldade para dormir correm mais chance de serem hipertensos.

  • Coma frutas e vegetais

As frutas e os vegetais são ótimos para prevenir a hipertensão. Eles contribuem para uma dieta balanceada, rica em nutrientes e pobre em frituras e açúcar, diminuindo os riscos de obesidade, principal fator de risco para a hipertensão

  • Consuma cereais integrais

reduzem Eles reduzem as chances de diabetes, ajudam a manter o peso e são grandes combatentes da hipertensão. Inclua na sua alimentação farelo de aveia e gérmen de trigo Esses alimentos são ricos em magnésio, que estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a retenção de líquidos.

  • Coma alho

Pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália) concluíram que o consumo de alho pode ajudar a controlar e prevenir a hipertensão. Isso porque o alho contém diversos elementos que auxiliam a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.

“ALHO PODE AJUDAR A CONTROLAR E PREVENIR A HIPERTENSÃO

  • Coma proteínas

O ácido glutâmico, encontrado nas proteínas vegetais como soja, lentilha, grão-de-bico e feijão, tem alto poder de redução da pressão arterial.

  • Consuma carnes magras

Não é necessário eliminar a carne no cardápio para prevenir ou controlar a hipertensão, mas é importante optar por carnes magras como peixes, frango e cortes magros de carne vermelha como filé mignon e músculo.

  • Reduza o consumo de gordura saturada e açúcar

Para ajudar a diminuir o peso e o risco de hipertensão, é necessário cortar açúcar e gorduras saturadas. Evite alimentos processados, doces e refrigerantes.

  • Seja otimista

O bom humor e o otimismo contribuem para o controle da pressão arte rial. Pesquisadores acre ditam que o otimismo pode ajudar a baixar os hormônios do estresse, aumentar a imunidade e promover comportamentos de estilo de vida positivos, como tomar vitaminas e exercício, hábitos que mantêm nosso corpo longe da hipertensão.

  • Consuma frutas vermelhas

As atividades antioxidantes presentes nessa frutas protegem contra os efeitos do envelhecimento , que estão associados aos radicais livres.

  • Vitamina D

A vitamina D é responsável pelo controle do enrijecimento das artérias, e a falta desse nutriente faz com que o organismo precise trabalhar três vezes mais para manter seu equilíbrio circulatório, o que gera um aumento na pressão. A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como a manteiga, gema de ovo e fígado,

  • Consuma leite e derivados

Esses alimentos de vem estar presentes no cardápio do hipertenso devido altas quantidades de cálcio. O leite atua na diminuição da pressão sanguínea, estimulando a eliminação de sódio. O melhor é que seja consumido leite desnatado.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.
Criado por WP RGPD Pro

Conheça Nosso Canal no YOUTUBE !

Vídeos sobre Dicas de Saúde e Beleza e Muito Mais !

Visite nosso Canal e confira !