Você sente dor no pé logo após acordar? Trazemos algumas possíveis causas, às vezes a maneira como você dorme tem ligação direta com essa dor veremos a seguir:
Parece que a dor no pé, principalmente nas primeiras horas após acordar, é um distúrbio muito comum entre os brasileiros: de fato, estudos recentes mostram que milhares de pessoas sofrem com esse mal, de forma mais leve ou mais intensa.
A dor no pé, entretanto, pode assumir diversas formas, sendo que para cada tipo de distúrbio são questionados vários fatores desencadeantes, que podem contribuir para a formação da dor, simultaneamente, ou ocorrer em casos diversos.
É certo que podem ocorrer diversas situações, e que a dor nos pés não é um problema a ser subestimado: o que a princípio pode parecer um simples incômodo, em longo prazo, se negligenciado, dá origem a problemas sérios e que pode ser difícil reverter.
Sempre que sentir dor no pé consulte um especialista
A primeira coisa a se fazer, portanto, é procurar um especialista: ele poderá indicar, dependendo do problema encontrado, a localização e a gravidade do distúrbio, além de indicar o tipo de terapia mais adequada às necessidades de cada paciente, para assim poder tratar a dor e ao mesmo tempo erradicar as causas que podem levar a possíveis recaídas.
Geralmente, o médico pode recomendar a realização de um teste de diagnóstico ,para destacar quaisquer fraturas ou lesões não visíveis a olho nu: com base nos resultados, irá indicar o tratamento adequado.
O médico também será capaz de avaliar se há algum problema de postura ou se as causas da dor no pé são atribuídas a qualquer outro fator externo.
Dor no pé em determinadas regiões
Deve-se levar em consideração que a dor no pé pode surgir em diferentes pontos; e é importante indicar essa área para definir mais precisamente a causa do problema. Normalmente existem três áreas diferentes:
- O pé traseiro, que é a área que inclui o calcanhar e o calcâneo;
- O mediopé, que diz respeito à área central, tanto inferior (sola do pé) quanto superior (dorso do pé);
- O antepé, que se refere ao metatarso, ou o complexo de ossos que inclui os dedos dos pés.
Dor no retropé
A dor mais comum no retropé é certamente a que se refere ao calcanhar: quando se desenvolve na parte posterior do calcanhar, é frequentemente suportado pelo tendão de Aquiles , um ligamento bastante delicado e sujeito a inflamação.
A dor costuma se espalhar a partir da parte do pé que está sob o calcanhar (geralmente causada por postura incorreta ou calçado desconfortável).
Em ambos os casos, muitas vezes, a dor ocorre de manhã , com pontadas bastante violentas que podem trazer um desconforto considerável ao caminhar.
Neste caso, é indicado dormir de costas, com os pés ligeiramente elevados, por exemplo colocado sobre um travesseiro: essa posição, de fato, promove a microcirculação e traz alguns benefícios ao acordar pela manhã.
Dor no meio do pé
A dor que afeta principalmente o mediopé é bastante comum e também conhecida como fascite plantar .
Frequentemente, afeta toda a região inferior do pé, formando uma única área dolorida que se estende do calcanhar aos dedos dos pés e que se acentua quando a sola do pé é esticada (por exemplo, durante o apoio ao caminhar).
Para aliviar a fascite plantar; algumas pessoas acham útil massagear a planta dos pés antes de dormir , usando um objeto esférico.
Dor no antepé
Quando falamos no antepé, porém, a dor leva o nome de metatarsalgia, ou seja , a inflamação do metatarso, a parte superior do pé.
É um dos casos mais comuns, devido às tensões e ao peso a que é submetido ao ficar em pé .
Além disso, essa área é a mais propensa a desenvolver calosidades irritantes como a conhecida joanete ou hálux valgo , uma deformação que afeta a parte do metatarso correspondente ao dedão do pé .
Neste caso, recomendamos não sobrepor os pés se dormir de lado à noite, a fricção das abas da pele e o peso de um pé no outro podem não ajudar em nada ao acordar.
Combate à inflamação do pé
Caso a dor seja causada por inflamação (como, por exemplo, tendinite), é necessário descansar imediatamente, o descanso ajuda a minimizar a movimentação da parte dolorida e consequentemente trás melhoras : este é um conselho que atinge todas as áreas do corpo sujeitas a inflamações , não apenas o pé.
Além do repouso, o médico pode prescrever analgésicos para aliviar a sensação dolorosa e anti-inflamatórios para combater a inflamação.
Nesse ponto, será necessário ter paciência e aguardar as melhorias no dia a dia. Em alguns casos, bolsas de gelo podem ajudar se repetidas em intervalos regulares ao longo do dia. Mas a melhor estratégia para a melhora total é abster-se de todos os esforços físicos.
E você ja sentiu ou tem sentido dores no pé ?
Não hesite em deixar um comentário, compartilhe sua experiência ou conselho conosco!
Visite nossa HOME, você encontrará muitas outras dicas, receitas e tópicos interessantes; venha nos visitar também no Facebook , Instagram , Pinterest ,Telegram , obrigado.
Deixe um comentário